• IPTU 2019
  • Recadastramento Eleitoral
    Com o objetivo de garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e seguro, várias tecnologias têm sido desenvolvidas pela Justiça Eleitora
Ações de vandalismo geram despesas ao município

O município de Cruzeiro do Oeste contabiliza altos gastos com reparos em iluminação pública. Isso acontece não apenas pelas eventuais lâmpadas queimadas devido à intempéries ou tempo de uso, mas porque é comum que postes e lâmpadas sejam depredados em ações de vandalismo.

Só neste primeiro mês de 2019 já foram reparados mais de 80 postes, incluindo troca de lâmpadas, rele e reatores. O Centro Esportivo Vanderlei Cordeiro de Lima (pista de atletismo do bairro Jardim Cruzeiro), por exemplo, teve todas as lâmpadas dos postes arrancadas, que já foram repostas recentemente; ao longo da Av. Brasil, a equipe do setor de Eficiência Energética trocou esta semana cerca de 20 lâmpadas, entre queimadas e quebradas. No semestre passado (2018) foram consertados aproximadamente 600 postes.

Os gastos com materiais e equipamentos este ano já somam aproximadamente R$ 7,9 mil. São despesas desnecessárias ao município e à própria população, já que é com o dinheiro arrecadado dos impostos que a sociedade paga, que são construídos e adquiridos os bens de uso coletivo. A Administração Municipal pede que a população auxilie na fiscalização do patrimônio público, ligando para a Ouvidoria, número 156, ou na Delegacia de Polícia, e registre sua denúncia diante de flagrantes de vandalismo.

Segundo o artigo 163 do Código Penal, destruir, inutilizar ou deteriorar bens ou serviços de uma União, tanto estado quanto município, é considerado crime contra o patrimônio público.

A gestão da prefeita Helena Bertoco implantou diversas medidas para a contenção de gastos, como o Programa de Ajuste Fiscal e a cobrança do ISS (Impostos Sobre Serviços) de Cartórios e Bancos, porém, se não fosse o dispêndio com tais reparos, o município teria um caixa ainda maior para o investimento em áreas importantes para o desenvolvimento local.