Escola Tasso da Silveira realiza I Ciclo de Apresentação sobre Saúde Bucal

Aconteceu nesta quarta-feira (28) o I Ciclo de Apresentação do Projeto Saúde Bucal, na  Escola Municipal de Ensino Integral Tasso da Silveira.
Estiveram presentes a vereadora Imaculada Conceição, Rosana de Jesus, representando a prefeita Helena Bertoco, o Secretário de Saúde, Henri Pretti, a diretora da Escola, Jaqueline Pacheco, e Secretária de Educação, Lucineide Brito, e o coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas Marielso Staudt. Além de equipe funcionários.
O objetivo do projeto, coordenado pelo setor odontológico da UBS Jardim Cruzeiro, é aproximar as crianças do 1º ao 5º ano à temas relacionados com a saúde bucal, permitindo também o desenvolvimento da criatividade, habilidade artística, desenvoltura, memória e raciocínio crítico.

A primeira atividade, realizada no início do ano, foi a confecção do Bocão Saudável. A réplica da boca humana foi construída com garrafas PET e materiais recicláveis, e utilizada para transmitir orientações sobre reciclagem, técnicas de escovação, utilização do fio dental e bochecho fluorado, esse último realizado semanalmente na escola.

Na segunda etapa, os alunos passaram pelo teste de evidenciação. Após escovação, as crianças aplicavam o evidenciador de placa bacteriana, um tipo de corante que marca o dente de rosa, tornando visível pontos onde restam indícios de bactérias que causam problemas como cárie e gengivite. O intuito foi avaliar e corrigir o modo com que as crianças realizam sua higiene bucal.

Para a conclusão do projeto os alunos do 5º ano se dividiram em grupos, e prepararam a  apresentações sobre os seguintes temas: Grupo 1 - A importância da higiene dos dentes e suas funções; Grupo 2 - O que é a doença cárie, a sua evolução e a importância do bochecho fluorado; Grupo 3 - O que é placa bacteriana, gengivite e mau hálito; 4 - A higiene bucal na qualidade de vida; e 5 - O papel do cirurgião dentista na saúde geral. As apresentações (teatro, música, cartazes, etc) serão julgadas por profissionais da odontologia. O primeiro e segundo grupos ganhadores receberam kits de higiene bucal confeccionados pelos profissionais da UBS Jardim Cruzeiro, e medalhas. Os demais receberam medalhas de participação.

“Passamos horas confeccionando esses kits para presentear os alunos do 5º ano porque são eles que estão passando do ensino municipal para o estadual; acho muito importante que se sintam motivados para levar com eles todo o conhecimento produzido para outras escolas”, ressalta a técnica em saúde bucal Nadir Ferreira Arbigaus.