• IPTU VERDE já estará disponível
    O IPTU Verde é um desconto no IPTU concedido aos proprietários de imóveis urbanos que desenvolvam ações voltadas para a preservação ambiental
  • Farmácia Municipal é inaugurada
    Conveniada com o programa Paraná Medicamentos, a Farmácia representa uma economia de quase 300% com gastos em remédios e insumos hospitalares
  • Outubro Rosa
    A campanha Outubro Rosa, dá sequência, nesta terça-feira (02), às atividades de prevenção e educação para a saúde da mulher.
Dia de Campo apresenta novidades para o agricultor local

A prefeita Helena Bertoco acompanhou nessa sexta-feira (09) um Dia de Campo no Bairro Boa Vista, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Emater Municipal. Esse foi o primeiro encontro de agricultores realizado no município durante sua gestão.

O projeto piloto para a produção de hortaliças e legumes propõe o cultivo controlado em estufas, assegurando qualidade e grande viabilidade econômica. “O projeto traz diversificação para a pequena propriedade, e cria renda para o agricultor familiar, além de dar retorno econômico para o município,” afirma o Secretário de Agricultura, Edélcio Del Quiqui.

Diego Fantin, primeiro agricultor a realizar o projeto está otimista. “Minha experiência aqui é com tomate, e estou muito motivado porque as plantas se desenvolvem muito rápido e o acompanhamento da assistência técnica é constante; com esses 1380 pés de tomate, espero colher de 500 até 700 caixas, e já tenho, inclusive, diversas propostas de compradores locais,” diz o produtor.

Fantin não precisou financiar a compra dos materiais para a estufa, porém, para quem precisar, o custo mínimo do projeto é de R$ 15 mil, com prazo de 10 anos para pagamento.

“Uma das prioridades da minha gestão é o pequeno agricultor, são aproximadamente 2500 moradores do campo, e a gente sabe que lutar com o clima, com o preço dos insumos e o valor de mercado dos alimentos é difícil, por isso estamos trabalhando para viabilizar uma melhor qualidade de vida para nossas famílias camponesas,” ressalta a prefeita Helena Bertoco.

O município, com apoio da Emater, oferece o preparo de solo, a terraplanagem e acompanhamento técnico para a realização do projeto.

A Secretaria de Agricultura possui ainda 17 projetos que poderão ser desenvolvidos no munícipio, alguns, aliás, já em processo de análise pela Caixa Econômica Federal.