• IPTU VERDE já estará disponível
    O IPTU Verde é um desconto no IPTU concedido aos proprietários de imóveis urbanos que desenvolvam ações voltadas para a preservação ambiental
  • Farmácia Municipal é inaugurada
    Conveniada com o programa Paraná Medicamentos, a Farmácia representa uma economia de quase 300% com gastos em remédios e insumos hospitalares
  • Outubro Rosa
    A campanha Outubro Rosa, dá sequência, nesta terça-feira (02), às atividades de prevenção e educação para a saúde da mulher.
Conferência em prol das crianças e adolescentes é realizada em Cruzeiro do Oeste

Na última segunda-feira (29) aconteceu a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências, no Centro de Eventos Cezar de Sousa Rêgo, que teve o objetivo de analisar, definir e deliberar políticas públicas, além de fortalecer os instrumentos de mobilização e participação popular na busca de resoluções para problemas infanto juvenis.

“Estamos aqui hoje para traçar políticas públicas para as crianças e adolescentes independente do serviço social em que elas são acolhidas, seja na educação, na saúde, no esporte, enfim, porque aqui é onde toda a comunidade tem voz e será ouvida”, diz a Secretária de Assistência Social, Selma Bezerra. A prefeita Helena Bertoco também foi lembrada pela sua gestão parceira da Secretaria. “A prefeita Helena nos deu autonomia para gerir a Secretaria e acessar recursos públicos, o que é de vital importância para a eficiência de nosso trabalho.”

Estiveram presentes a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ângela Carvalho, a secretária de gabinete Rosana de Jesus representando a prefeita Helena Bertoco, a vice-presidenta da Câmara Municipal de Vereadores Imaculada Conceição Magalhães, a presidenta do Conselho Tutelar, Adriana Barbosa Lopes e o Frei Luiz Fernando Alflen.

Ao fim da Conferência, os grupos de trabalho apresentaram propostas de ações a serem cumpridas em âmbitos municipal, estadual e federal, com destaque para: Intensificar reuniões e estudos de caso de políticas públicas e Ministério Público; criar projetos alternativos com oficinas em contraturno nas escolas estaduais; planejamento anual junto à escolas e saúde para assuntos e campanhas referentes à bullying, abuso sexual, drogas, suicídios, e outros; sensibilizar a população para destinar o Imposta de Renda para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente; e fortalecer o grêmio estudantil e criar o comitê municipal para participar das reuniões do conselho.

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Só este ano, através da aprovação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Secretaria de Assistência Social recebeu R$ 60 mil para o programa Crescer em Família, que foi destinado ao abrigo São Francisco de Assis, aproximadamente R$ 48 mil para as oficinas desenvolvidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRJ (Centro de Referência da Juventude) Visão Jovem, com os projetos Programa Alternativo e Karatê Piá no Esporte, e ainda mais R$ 43 mil para a aquisição de um veículo utilizado para os serviços de medidas sócio educativas desenvolvido no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). A Secretaria conta também com cerca de R$ 240 mil para aplicar em ações voltadas para o portador de deficiência.