• IPTU VERDE já estará disponível
    O IPTU Verde é um desconto no IPTU concedido aos proprietários de imóveis urbanos que desenvolvam ações voltadas para a preservação ambiental
  • Farmácia Municipal é inaugurada
    Conveniada com o programa Paraná Medicamentos, a Farmácia representa uma economia de quase 300% com gastos em remédios e insumos hospitalares
  • Outubro Rosa
    A campanha Outubro Rosa, dá sequência, nesta terça-feira (02), às atividades de prevenção e educação para a saúde da mulher.
Cruzeiro do Oeste teve salto populacional

Segundo apontamento feito pela SANEPAR o município possui 7.760 residências com moradores somente na área urbana, sem contar o Distrito de São Silvestre e toda a área rural. O cadastro imobiliário também dá um resultado semelhante. Considerando que o padrão do IBGE é de quase 3(três) moradores por residência, teríamos mais de 23 mil habitantes só na área urbana. Se somarmos o Distrito de São Silvestre, todas as comunidades rurais (Boa Vista, São José, Cafeeiros, Santa Olga, Três Marcos, Cione etc) e a população carcerária pode-se estimar a população do nosso município em 28 mil habitantes.

Isso também é verificável pelo aumento do número de loteamentos imobiliários e pelo grande crescimento da demanda de serviços públicos em nossa cidade. Está sendo registrado um aumento substancial de matrículas de escolas e creches, de atendimentos nas nossas unidades de saúde (postos de saúde, hospital, centro odontológico, AMAI) e de serviços urbanos em geral.

O problema é que o último censo foi realizado em 2010 e o próximo será somente em 2020, que foi o período que o município mais cresceu. Segundo a estimativa feita em 2010 Cruzeiro teria hoje apenas 22 mil habitantes, o que está acarretando prejuízos ao nosso município porque o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) está vindo bem menor do que o devido.

Segundo a contabilidade, o município está tomando as medidas cabíveis para buscar equacionar essa situação junto ao IBGE, o que pode proporcionar cerca de R$200 mil a mais na arrecadação municipal por mês.