Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente.
Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, o dia 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente. Esta data foi escolhida em lembrança à morte de Araceli Cabrera Sanches, no dia 18 de maio de 1973, há 45 anos, em Vitória, no Espírito Santo. Araceli era uma garota de apenas oito anos de idade que foi barbaramente estuprada e morta por jovens de classe média da cidade. O corpo foi encontrado seis dias depois, completamente desfigurado e com sinais de abuso sexual.
            Assim como Araceli, milhares de crianças no Brasil inteiro sofrem a realidade do abuso e da exploração sexual. Sendo assim, a proposta das mobilizações do 18 de maio é sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes e garantir que eles tenham o direito de desenvolver sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Assim, o município de Cruzeiro do Oeste, através da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Secretaria Municipal de Educação, Realizou durante a semana do dia 14 ao dia 18 de maio intensa programação em alusão ao dia Nacional de combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a semana começou com a capacitação para os profissionais da rede de proteção sobre Abuso Sexual da Criança  e do Adolescente: Identificação e Enfrentamento , com a palestrante Nádia Coldebella Modanhese, em seguida o Grupo de Teatro CIA Eskéte realizou durante a semana a VI Mostra Cultural com a peça Teatral “AQUARELA”, que retratou de maneira lúdica sobre Violência Sexual Infantil para os alunos das escolas municipais e estaduais e programa alternativo. Dando continuidade na quinta-feira a CIA Eskéte apresentou o teatro para a comunidade em geral. Finalizando a semana houve um paradão na feira do produtor com a distribuição de panfletos e adesivos sobre a campanha contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, bem como as crianças e os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- Visão Jovem realizou apresentação musical e roda de capoeira.
Além da prevenção, A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar, CREAS, delegacias, ou ligue para o Disque 100.