Campanha de Influenza 2018 Cruzeiro do Oeste- PR
No dia 12/05/2018 (sábado) chamado de dia “D” ocorreu a mobilização de todas Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade de Cruzeiro do Oeste, das 8h às 16h, ofertando a vacina contra a Influenza (gripe), junto as atividades como o recadastramento do Bolsa Família e coletas de Exame Preventivo para todas as mulheres da nossa cidade.
                A Meta atingida no dia 12/05/2018 foi de 62% e a meta a alcançar é de 90% até dia 01/06/2018.
                Há a grande preocupação em atingir esta meta pois minimiza os riscos de surto de Gripe no País por estes vírus que estão circulantes em 2018 (A H1N1, H3N2, Influenza tipo B) os quais causam morte.
                Por já haver casos de mortes confirmadas no País e nas cidades de Cascavel e Toledo no Paraná, a população deve dirigir-se o mais rápido possível as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para receberem a vacina gratuitamente. A vacina tem um período de 15dias após administrada para que a pessoa fique protegida contra os Vírus.
                O Ministério da Saúde definiu para 2018 alguns grupos prioritários para receberem a vacina, por terem maior risco de adquirirem a doença, estes grupos são:
- crianças de 6meses a menores de 5 anos;
- idosos a partir de 60 anos;
- Mulheres até 45dias pós parto.
- gestantes em qualquer idade gestacional;
- trabalhadores da saúde da rede pública e privada;
- professores da rede pública e privada que estejam em sala de aula comprovados com declaração assinada pela responsável para unidade escolar;
- indígenas;
- portadores de doenças crônicas com prescrição médica;
- trabalhadores do sistema prisional;
- Pessoas privadas de liberdade;

Foto: Eduardo Alves/ Prefeitura de Cruzeiro do Oeste