Ônibus Lilás conscientiza dezenas de mulheres em Cruzeiro do Oeste
Nessa terça-feira a unidade móvel de atenção à violência contra as mulheres, o Ônibus Lilás, da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, esteve em Cruzeiro do Oeste para conscientizar mulheres sobre seus direitos. A ação foi desenvolvida em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

O veículo ficou durante o dia todo na Praça Souza Naves, região central de Cruzeiro do Oeste e orientou as cidadãs sobre os direitos previstos em lei contra diversos tipos de violência. Para a secretária de Assistência Social, Terezinha Mamus, a ação vai ao encontro da visão humanitária da Prefeitura de Cruzeiro do Oeste.

“Primeiramente agradecer ao Governo do Estado que tem essa preocupação com as mulheres porque muitas vezes elas não conseguem enxergar que estão sofrendo algum tipo de violência, porque não é só a violência física e muitas vezes são agredidas verbalmente, e para isso temos o Cras, o Creas e toda assistência na Secretaria de Assistência Social mesmo depois que o ônibus for embora”, destacou.

Já o prefeito Beto Sobrinho ressaltou a importância desta ação para as mulheres de Cruzeiro do Oeste. “Nós temos o compromisso de uma gestão humanizada, com as mulheres e o respeito aos direitos, por isso deixo aqui meu elogio à Secretaria de Assistência Social e ao Governo do Estado que têm a mesma preocupação com a vida das mulheres”, explicou o prefeito.

Sobre o projeto:
O Ônibus Lilás é preparado e equipado com espaço individual e sigiloso e desde que foi lançado, em 2015. A unidade conta com equipes que atuam nas áreas de assistência social, psicológica, jurídica e de segurança pública.

Os veículos foram adotados para ampliar a prestação de serviços públicos a mulheres distantes dos centros urbanos e também encaminha situações a outros órgãos, quando necessário.

Foto: Thiago Cavalcanti/ Prefeitura de Cruzeiro do Oeste