Saúde de Cruzeiro do Oeste é destaque em tutoria dada pelo Estado na 12ª Regional

Em agosto a unidade básica de saúde (UBS) do Jardim Cruzeiro passou por tutoria que é um programa de saúde do Estado do Paraná para organizar a Atenção Primária em Saúde (APS) em todos os municípios.

A meta é fazer com que as UBSs sejam mais resolutivas e responsáveis imediatas com o cuidado com o cidadão.

Para medir a eficácia dos trabalhos das UBSs a Secretaria de Estado da Saúde definiu um Instrumento para avaliação da Qualidade da APS em três níveis: Bronze, Prata e Ouro. As unidades passam por uma avaliação criteriosa que verifica mais de 100 itens, entre estrutura e processos de trabalho e então são classificadas.

De 21 municípios da 12ª Regional de Saúde, dois conseguiram selar unidades básicas: Cafezal do Sul e Cruzeiro do Oeste, com a UBS do Jardim Cruzeiro selada como bronze. Ainda em 2017, de acordo com a Secretaria de Saúde, a UBS Central também fará a tutoria em busca do selo bronze.

Para o secretário de saúde Leandro Silvestre, estar entre as únicas duas cidades da 12ª Regional que foram destaque demonstra a preocupação do prefeito Beto Sobrinho com a saúde. “Fizemos grandes ajustes no primeiro semestre e agora chegam os resultados. O prefeito Beto Sobrinho tem a saúde de Cruzeiro do Oeste como uma das prioridades e nos dá todas as condições e autonomia para que possamos atender nosso povo. Esse reconhecimento do Governo do Estado demonstra que estamos no caminho certo”, disse.

Informações: Secretaria Municipal de Saúde
Jornalista Responsável: Aline Reis/ Prefeitura de Cruzeiro do Oeste