Notícias
Cruzeiro do Oeste tem dia “D” contra a influenza neste sábado

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cruzeiro do Oeste estarão abertas das 8h às 17h neste sábado (13). É o dia “D” contra a Influenza. O atendimento será direcionado ao público-alvo e é necessário levar a carteirinha de vacinação e RG para receber a dose.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde a meta da Prefeitura de Cruzeiro do Oeste é vacinar 4,7 mil pessoas, no entanto, até agora, foram vacinadas apenas 2,9 mil. Por isso há um chamamento da população para que compareça às unidades.

"A vacina é segura e também considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe”, explica a enfermeira Elizangela Cosmos, coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

O público-alvo da campanha contra a Influenza tem crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, mães com até 45 dias após o parto, idosos e portadores de doenças crônicas não-transmissíveis, conforme determinação do Ministério da Saúde do Governo Federal.

Para o secretário de saúde Leandro Silvestre a proximidade do inverno faz com que a vacinação seja ainda mais necessária. “Neste períodos nos quais as pessoas ficam em ambientes mais fechados a propagação de doenças é maior, por isso é importante que desde já a população compareça às unidades básicas”, destaca.

IMPORTÂNCIA
Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, é fundamental realizar a vacinação no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.

ORIENTAÇÃO
"É importante lembrar que a vacina é mais um mecanismo de proteção contra a gripe. Nós temos que ainda lavar as mãos, fazer todas as ações de higiene, cuidado ao tossir, estar sempre usando lenços descartáveis, sempre lavar as mãos principalmente quando estiver gripado. Assim nós teremos outros mecanismos que poderão proteger, não só contra a influenza, mas também outros vírus respiratórios que também podem ser protegidos utilizando essas ações", orienta Elizangela.

Os cuidados são: proteger o nariz e a boca, cobrindo-os enquanto espirra ou tosse; usar lenços descartáveis; evitar tocar a boca e o nariz; lavar as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas; melhorar a circulação de ar abrindo as janelas; evitar ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas, além de manter hábitos saudáveis, comer e dormir bem e praticar exercícios.

Jornalista Responsável: Aline Reis/ Prefeitura de Cruzeiro do Oeste
Foto: Bruno Alex/ Prefeitura de Cruzeiro do Oeste 

Outras Notícias
+ Notícias
Agenda local
Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Oeste
Rua João Ormindo de Rezende, 686
CEP: 87400-000
Telefone: (44) 3676-8150
prefeitura@cruzeirodooeste.pr.gov.br
 
Webmail | Ouvidoria | Intranet | Sistema Saúde
Cidade Governo Serviços Transparência
Imprensa Fale Conosco
Localização
Histórico
Gabinete do Prefeito
Secretarias
Programas
Telefones
Agenda
Defesa Civil
Acesso à Informação
Licitações
Legislação
Notícias
Fotos
Vídeos
Ouvidoria
Última Atualização: 30/08/2017